Poucas formas de arte ficam tão marcadas na vida de alguém como uma tatuagem. Afinal, toda a beleza artística daqueles traços passa a integrar a própria essência da pessoa tatuada. Como bom tatuador, entretanto, você sabe que o encanto proporcionado por uma tattoo depende de alguns cuidados técnicos.
Diante de tantos estilos de tattoo, um dos fatores de um trabalho bem executado é a escolha da tinta. Então, qual seria a tinta ideal para cada estilo de tatuagem?
Antes de tentar responder a essa pergunta, é importante lembrar que existem diferentes formas de se fazer uma tattoo. As mudanças implicam o uso de técnicas específicas, que por sua vez, determinam as cores das tintas a serem utilizadas.
Muita informação? Fique tranquilo! Nós preparamos uma breve explicação sobre a tinta ideal para cada estilo de tatuagem. Acompanhe!
Old School e New School
Começando do início, os contornos do estilo Old School geralmente recebem acabamento de cores opacas. Um dos segredos da técnica reside na forma de se explorar o contraste entre tons ligeiramente mais claros ou escuros. O resultado tem a sua dose de charme.
Como o nome sugere, a New School faz uma releitura do movimento anterior. No geral, os traços de ambos os estilos mantêm a espessura acima da média. Contudo, a New School costuma ampliar a diversidade de tintas.
Considere, entre outras, as tintas:
- Amarelo Ouro;
- Vermelho Bombeiro;
- Verde Folha;
- Azul Royal;
- Sunrise Yellow;
Tons de cinza – Graywash
Com um tom mais sombrio, esse estilo foi bem popular no decorrer da década de 1990. Aqui, a qualidade final está muito ligada à destreza do tatuador na hora de efetuar os traços. Vale lembrar que toda a obra de arte é feita em escalas de cinza. Logo, é interessante ter à mão uma boa variação de tonalidades dessa cor. Com um desenho e traço impecáveis, restará apenas colorir.
Aquarela
De longe, este é um dos estilos de tattoo que mais fascinam tatuados e tatuadores atualmente. Razões não faltam, sendo que o principal é indicado pelo próprio nome do estilo. Quem nunca quis ter uma pintura feita em aquarela no braço, perna, costas ou em outros locais do corpo? Isso é possibilitado por esse estilo, também chamado de watercolor, o que evidencia o efeito de tinta diluída em água.
Para efetuar uma tattoo aquarela com perfeição, você precisa ter à disposição uma paleta variada de cores vibrantes. Uma das vantagens da aquarela é que, assim como em uma pintura, você pode misturar cores e descobrir novas tonalidades. De forma ampla, é possível encontrar tons mais vibrantes, mas um tom pastel também cai bem em uma tattoo aquarela.
Pontilhismo
Mais um estilo calcado no uso de tintas mais escuras. Normalmente, utiliza-se o preto e todas as tonalidades mais próximas. Mas há também, o lado oposto, pois o branco também é parte de muitas desses trabalhos. Some-se a isso a adoção eventual de um vermelho.
O segredo do estilo consiste no uso de duas tintas que causem profundo contraste entre si. Na pele, a combinação delas deve gerar uma terceira cor, como o cinza. Seja como for, o Pontilhismo demonstra que uma tattoo incrível não depende necessariamente de muitas cores.
Além disso, trata-se de mais um estilo das artes plásticas que migraram para a tatuagem. Isso, porque o Pontilhismo vem lá do Impressionismo – lembra? O resultado final é um profundo impacto aos olhos de quem vê. Com a tinta ideal para cada estilo de tatuagem, o seu sucesso está garantido!