O que é necessário para fidelizar os clientes no meu estúdio de tatuagem?

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Não importa o setor, qualquer profissional precisa trabalhar pesado para garantir que seu negócio seja um sucesso. Mas, acredite, tal sucesso não se constrói com foco apenas em redes sociais, descontos ou um ambiente moderno e “descolado”. Na verdade, boa parte desse processo acontece através da fidelização de clientes. Não seria diferente no caso dos estúdios de tatuagem, claro.

Para quem trabalha com arte, como é o caso dos tatuadores, o mercado se mostra ainda mais competitivo, já que a inovação desse segmento nunca para. Logo, é fundamental manter seus clientes sempre por perto, assegurando não apenas seu retorno, mas também a propaganda “boca a boca”, algo indispensável nos dias de hoje.

Portanto, se você trabalha na área e quer descobrir o que fazer para manter as pessoas fiéis ao seu serviço, continue com a gente.

A fidelização é a alma do negócio

Abaixo, listamos algumas dicas importantes para transformar seus clientes ocasionais em clientes recorrentes.

Tenha o seu próprio estilo

Geralmente, os tatuadores que possuem o maior número de clientes e que fazem mais sucesso, são os que demonstram ter estilo próprio na hora de criar seus desenhos. Mas, isso não quer dizer que você não possa seguir um estilo já existente, como o “old school” ou a “aquarela”. Na verdade, estamos falando de personalidade.

Lembre-se que cópias existem aos montes nesse universo. Logo, um trabalho 100% original chama muito mais atenção e faz com que as pessoas que já tatuaram com você, voltem e garantam mais alguns rabiscos seus na pele.

Pratique seus traços constantemente

Se você é tatuador, é fundamental treinar sempre que possível. Afinal, desenhar é o seu trabalho e, quanto maior a prática, maior o domínio técnico. Por isso, invista em cursos de aperfeiçoamento.

Você pode optar por aprender sobre o uso de sombreamento, cores, proporções ou até mesmo traços diferentes. A ideia é aprimorar seus conhecimentos já existentes e adquirir novos, para atender um público ainda maior e mais exigente.

Como sabemos, colocar um desenho na pele não é algo tão barato. Então, é bastante comum que os clientes permaneçam fiéis aos seus tatuadores por uma questão de confiança no dinheiro investido. Portanto, faço bom proveito disso.

Mantenha contato

Essa é, sem dúvidas, uma das melhores formas de fidelizar um cliente. Esqueça a maneira impessoal como muitos tatuadores trabalham e aja de um jeito diferente: preocupe-se com quem frequenta o seu estúdio.

Mas, calma. Você não precisa adicionar nas redes sociais todas as pessoas que tatuam com você, por exemplo. Basta enviar uma mensagem perguntando como está a cicatrização do desenho após um determinado período ou avisando sobre promoções e eventos do seu negócio.

Isso com certeza fará eles se aproximarem mais ainda e voltarem sempre que possível.

O cuidado com o ambiente também fideliza

Oferecer um serviço com qualidade e higiene é fundamental não apenas para conquistar novos clientes, mas também para fidelizar os antigos.

Nesse momento, é preciso lembrar que a tatuagem é uma técnica invasiva, ou seja, ela “agride” a pele (de certa forma). Logo, os riscos de infecção ou de problemas relacionados a bactérias e germes são reais quando o ambiente não apresenta as medidas corretas de limpeza e manutenção.

Locais livres de contaminação podem garantir o bem-estar de seus clientes e trazê-los novamente para o seu estúdio.

Utilize materiais de qualidade

Infelizmente, é normal encontrarmos profissionais que buscam lucro através do uso de materiais de baixa qualidade. Mas, pense com a gente: tintas, agulhas e pomadas de procedência duvidosa podem gerar problemas durante e após o serviço.

Um bom exemplo são as cores que, com tintas inferiores, acabam desbotando rapidamente e exigem do tatuador vários retoques extras. No final das contas, o custo e o tempo investido não valem a pena e ainda resultam na perda de clientes. Por isso, é fundamental apostar em produtos de excelente qualidade para garantir a fidelização.

Fique de olho nos deveres de todo tatuador

Além das dicas acima, existem alguns pontos indispensáveis que fazem as pessoas voltarem ao seu estúdio. Entre eles estão:

– Sempre informar os cuidados necessários para que o resultado da tatuagem seja satisfatório;

– Conversar com os clientes para identificar possíveis alergias;

– Entender as expectativas dos clientes;

– Deixar o cliente ver o projeto na pele antes de começar a tatuar (através de esboço ou dos traços feitos com caneta);

– Entender que algumas pessoas podem ficar ansiosas com o processo, principalmente em suas primeiras tatuagens;

– Ter atenção com os detalhes.

De forma geral, a fidelização está diretamente ligada à empatia. Por isso, garanta um trabalho bem feito, mas também tenha o ouvido sempre atento para o que seus clientes têm a dizer.

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