A micropigmentação tem ganhado cada vez mais adeptos que precisam realizar o preenchimento das sobrancelhas, lábios ou até mesmo o couro cabeludo e não querem mais gastar tempo com soluções que duram apenas um dia ou uma semana.
Por ser uma técnica de maquiagem definitiva, a micropigmentação corrige imperfeições e valoriza ainda mais o rosto de quem busca pelo serviço.
No entanto, apesar de eficaz, muitas dúvidas ainda são recorrentes quanto ao tempo médio de cicatrização e o clareamento da coloração adquirida.
Saiba agora quais são os processos da cicatrização e se surpreenda ainda mais com os resultados da técnica de micropigmentação.
Quanto tempo demora para cicatrizar a micropigmentação?
O tempo médio da cicatrização de uma micropigmentação é de 30 dias, ou seja, após o procedimento, o clareamento e a tonalidade acertada da cor levará um mês até atingir a fidelidade desejada com o resultado.
O processo de cicatrização da micropigmentação ocorre de maneira parecida com de uma tatuagem. Logo após dos dois primeiros dias, será possível a formação de “casquinhas” no local, caindo após cinco dias e, enfim, iniciando o clareamento.
É importante que durante esse período, a pessoa não retire as casquinhas, mesmo que esteja gerando um incômodo. Assim como no processo de cicatrização de uma tatuagem, a hidratação deve ser realizada diariamente.
Outros cuidados que devem ser prioridade durante a cicatrização são:
– Uso do protetor solar na área do procedimento;
– Evitar o uso de maquiagem durante o primeiro mês;
– Não tocar ou esfregar a área;
– Utilizar somente produtos indicados pelo profissional.
A rotina de cuidados durante a cicatrização deverá ser seguida à risca, ela impactará nos resultados finais do procedimento e na qualidade do trabalho.
Qual é a duração média de uma micropigmentação?
Embora a técnica seja popularmente conhecida como maquiagem definitiva, a micropigmentação não irá manter a mesma tonalidade para sempre.
Ao chegar à coloração desejada após a cicatrização, a tinta continuará clareando com o passar do tempo, principalmente pelo fato do contato da área com outros produtos e lavagens periódicas.
Sendo assim, a técnica da micropigmentação dura uma média de seis meses a dois anos, ficando a cargo da pessoa a decisão de retocar ou não o procedimento.
No entanto, vale ressaltar que a maior durabilidade da técnica está ligada também aos cuidados mantidos durante o período da cicatrização e posteriormente.
Por que investir em micropigmentação?
A micropigmentação é uma técnica que auxilia na correção de falhas em regiões de grande visibilidade, como sobrancelhas, cabelos e lábios, devolvendo um aspecto mais natural e ajudando a elevar a autoestima.
Entre seus muitos benefícios, se destacam:
– Longa duração da aplicação;
– Preço acessível;
– Resultados compatíveis com o tom de pele e formato do rosto/corpo;
– Economia de tempo em correções manuais diárias.
Entretanto, para se beneficiar inteiramente dos fatores positivos do procedimento, o mesmo deve ser realizado por profissionais altamente qualificados e em espaços especializados na técnica.
Por isso, antes de decidir realizar a micropigmentação, realize uma pesquisa pelos principais empreendimentos, considerando a avaliação de clientes e a sua reputação no mercado.