Uma das principais tradições milenares que são cultivadas até os dias atuais, a tatuagem é um meio de expressão corporal dos seus ideais e atitudes que, a cada ano, vem ganhando mais espaço no cenário cultural.
Na hora de fazer uma tatuagem, o profissional sabe que a escolha por um bom desenho é apenas uma parte do processo. Diante da responsabilidade de eternizar sua arte no corpo de outra pessoa, é fundamental escolher as cores corretas para preenchê-la.
Dessa forma, para oferecer uma coloração que agrade ao cliente é necessário escolher corretamente as tintas para tatuagem. Para isso, você precisa adotar alguns cuidados. A seguir, conheça quatro dicas que você deve seguir para não errar na hora de escolher.
1. Escolha tintas autorizadas pela Anvisa
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é o órgão brasileiro responsável pela fiscalização da qualidade das tintas para tatuagem. Essa agência tem o poder de permitir que um produto seja comercializado ou não no Brasil.
Na maioria dos casos, quando uma tinta não é aprovada pela Anvisa é porque a sua composição não atende aos critérios exigidos para que o produto seja considerado seguro.
As tintas para tatuagem têm diversas substâncias químicas em sua composição. Os produtos não autorizados podem trazer graves prejuízos a saúde do cliente, por isso, a importância de escolher as melhores opções de tintas.
Em alguns casos, os pigmentos da tinta podem entrar em contato com alguns órgãos e afetar o seu funcionamento ou podem promover uma reação alérgica na pele, causando coceira, vermelhidão e feridas.
2. Conheça as descrições técnicas da marca
Apesar de não ser um hábito comum, às vezes, apenas pela leitura das especificações técnicas de um produto é possível perceber que ele é prejudicial à saúde. No caso das tintas para tatuagem não é diferente.
Para você não errar na escolha da melhor tinta para tatuagem, considere as informações referentes aos ingredientes, se ela é de origem animal ou não, conheça a credibilidade da marca e se a tinta atende às exigências de saúde e segurança do país em que é fabricada.
3. Entenda mais sobre as cores
Cada coloração de tinta tem suas particularidades e é importante conhecê-las antes de decidir pela compra. Além do mais, você estará bem informado e apto para responder as perguntas do seu cliente sobre o produto.
- As cores preta e azul são as mais utilizadas, pois são adequadas para vários tipos de pele, inclusive a negra. Essas cores também são mais fáceis de remover com laser;
- A cor vermelha costuma causar reações alérgicas nos clientes, além de desaparecer mais rápido do que as cores escuras;
- As cores laranja e amarelo podem apagar mais rápido em pessoas de pele clara;
- A cor roxa perde sua intensidade em menos tempo, quando comparada com o preto e o azul;
- A cor branca é indicada para pessoas de pele branca, desde que livre de sardas;
- As tintas glow-in-the-dark, ou UV, podem causar alergia e ainda não são aprovadas pela FDA, a Anvisa americana.
4. Procure investir em um conjunto de tintas
Para quem está começando, o ideal é apostar em um conjunto de tintas da mesma marca. Assim, é possível garantir que não vão ocorrer reações negativas pela mistura de diferentes fórmulas.
Os conjuntos de tintas também oferecem a vantagem de serem elaborados cuidadosamente, fornecendo uma paleta de cores que se complementam.
Essas são as recomendações que podem ajudar você a adquirir os melhores produtos. Siga essas dicas e tenha a certeza de escolher as melhores tintas para tatuagem.